INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ-IFPR-2012 (DOCENTES)

24/04/2012 19:24

Região: SUL

EstadoPARANÁ

EscolaridadeNível Superior

Inscrições: 23/04/2012 a 08/05/2012

REGIME DE TRABALHO: 20 (VINTE) HORAS SEMANAIS
PÓS-GRADUAÇÃO EQUIVALE A ESPECIALIZAÇÃO, MESTRADO OU DOUTORADO

CÓDIGO

ÁREA DE CONHECIMENTO

TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

MUNICÍPIO DE LOTAÇÃO

VAGAS

1

Arte e Literatura e suas Tecnologias

Licenciatura em Letras com Especialização em Artes; Licenciatura em Artes ou em Artes Visuais ou em Educação Artística ou em Desenho ou em Música ou em Dança ou em Artes Cênicas.

Foz do Iguaçu

1

2

Ciências Humanas e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Libras

Graduação em Letras (Licenciatura) ou em Pedagogia, com Pós-graduação em LIBRAS.

Ivaiporã

1

3

Química

Graduação em Química (Licenciatura).

Ivaiporã

1

4

Artes

Graduação em Artes (Licenciatura), ou em Artes Visuais (Licenciatura), ou em Educação Artística (Licenciatura).

Ivaiporã

1

5

Sociologia/Filosofia

Graduação em Sociologia (Licenciatura) ou em Ciências Sociais (Licenciatura) ou em Estudos Sociais (Licenciatura) ou em Filosofia (Licenciatura)

Ivaiporã

1

6

Educação Física

Graduação em Educação Física (Licenciatura)

Ivaiporã

1

7

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Artes

Graduação em Artes ou Artes Visuais (Licenciatura) ou em Educação Artística (Licenciatura) ou em Música (Licenciatura) ou em Dança (Licenciatura) ou em Teatro (Licenciatura)

Londrina

1

8

Ciências Tecnológicas/Engenharia Civil

Graduação em Engenharia Civil.

Palmas

1

9

Ciências Humanas/Pedagogia - Fundamentos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Graduação em Pedagogia com Pós-Graduação na área.

Palmas

1

10

Artes/Dança

Graduação em Educação Artística (Licenciatura) ou Artes (Licenciatura), com Habilitação em Teatro, ou Artes Visuais, ou Dança, ou Música, ou Artes Cênicas, com Pós-Graduação em Ensino da Arte ou em Dança ou em Teatro ou em Artes Cênicas.

Palmas

1

11

Ciências da Natureza/Física

Graduação em Física (Licenciatura), com Pós-Graduação na área ou em Educação.

Palmas

1

12

Ciências Humanas/ Pedagogia/ Fundamentos da Educação, Educação Especial e Inclusiva

Graduação em Pedagogia com Pós-Graduação em Educação Especial.

Palmas

1

13

Psicologia

Graduação em Psicologia com Pós-Graduação na área.

Palmas

1

 

13

ANEXO II
REGIME DE TRABALHO: 40 (QUARENTA) HORAS SEMANAIS
PÓS-GRADUAÇÃO EQUIVALE A ESPECIALIZAÇÃO, MESTRADO OU DOUTORADO

CÓDIGO

ÁREA DE CONHECIMENTO

TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

MUNICÍPIO DE LOTAÇÃO

VAGAS

14

Gestão e Negócios/Contabilidade

Graduação em Ciências Contábeis.

Curitiba

2

15

Matemática

Graduação em Matemática (Licenciatura).

Ivaiporã

1

16

Design

Graduação em Design (Bacharelado), ou em Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado), ou em Design de Interiores (Tecnologia ou Bacharelado), ou em Engenharia Civil (Bacharelado), ou em Design de Produto (Tecnologia ou Bacharelado), ou em Desenho Industrial com Habilitação em Projeto de Produto (Bacharelado), ou em Móveis (Tec­nologia), ou em Design de Móveis (Tecnologia), ou em Produção Moveleira (Tecnologia).

Umuarama

1

 

4

ANEXO III
REGIME DE TRABALHO: DEDICAÇÃO EXCLUSIVA
PÓS-GRADUAÇÃO EQUIVALE A ESPECIALIZAÇÃO, MESTRADO OU DOUTORADO

CÓDIGO

ÁREA DE CONHECIMENTO

TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

MUNICÍPIO DE LOTAÇÃO

VAGAS

17

Controle e Processos Industriais/ Mecânica

Graduação em Engenharia Mecânica ou em Engenharia de Materiais ou em Engenharia de Produção com ênfase em Mecânica ou Curso Superior de Tecnologia em áreas afins, ou Graduação em Engenharia com Mestrado ou Doutorado na área de Engenharia Mecânica.

Assis Chateaubriand

2

18

Informação e Comunicação/ Informática

Graduação em Informática ou em Ciência da Computação ou em Sistemas de Informação ou em Engenharia da Computação ou em Desenvolvimento de Sistemas ou demais graduações na área de informática .

Assis Chateaubriand

2

19

Ciências da Natureza/Física

Graduação em Física.

Curitiba

1

20

Educação Física

Graduação em Educação Física.

Foz do Iguaçu

1

21

Ciências Humanas e suas Tecnologias/Sociologia/Filosofia

Graduação em Sociologia (Licenciatura) ou em Filosofia (Licenciatura).

Foz do Iguaçu

1

22

Informática

Graduação na área de Informática com Pós-Graduação na área da Informática.

Jacarezinho

2

23

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Língua Portuguesa/ Língua Espanhola

Graduação em Letras Português/ Espanhol (Licenciatura).

Jacarezinho

1

24

Informática

Graduação em Sistemas de Informação, ou em Ciência da Computação, ou em Engenharia da Computação, ou em Informática, ou nas demais graduações na área de Informática, com Pós-Graduação na área.

Palmas

2

25

Ciências da Natureza/Física

Graduação em Física (licenciado ou bacharelado) com Mestrado em Física.

Paranaguá

1

26

Ciências da Natureza/Física

Graduação em Física (Licenciatura) com Mestrado em Educação ou em Ensino de Física.

Paranaguá

1

27

Controle e Processos Industriais

Graduação nas Engenharias ou áreas afins, com Pós-Graduação em Engenharia Mecânica ou áreas afins.

Paranaguá

1

28

Controle e Processos Industriais

Graduação nas Engenharias ou áreas afins, com Pós-Graduação em Engenharia Mecânica ou áreas afins

Paranaguá

1

29

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Artes

Artes Plásticas (Licenciatura), ou em Educação Artística (Licenciatura), ou Artes Visuais (Licenciatura), ou Desenho Artístico (Licenciatura).

Paranaguá

1

30

Ciências Humanas, Códigos e suas Tecnologias

Graduação em Ciências Sociais com Licenciatura em Sociologia. Mestrado ou Doutorado em Sociologia, Sociologia Política, Ciências Sociais, Ciência Política ou Antropologia.

Paranaguá

1

31

Produção Alimentícia

Graduação em Engenharia de Alimentos ou Tecnologia de Alimentos com Pós-Graduação na área.

Paranavaí

1

32

Controle e Processos Industriais/ Mecânica

Graduação em Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica ou Curso Superior em Tecnologia Mecânica com Pós-Graduação na área.

Paranavaí

1

 

20

ANEXO IV
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
REGIME DE TRABALHO: 20(VINTE) HORAS SEMANAIS

CÓDIGO

ÁREA DE CONHECIMENTO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MUNICÍPIO DE LOTAÇÃO

VAGAS

1

Arte e Literatura e suas Tecnologias

1) Fundamentos do Ensino da Arte;

2) Linguagem das Artes Visuais;

3) História da Arte: história da arte no mundo; história da arte ocidental; história da arte no Brasil;

4) O ensino da arte e inclusão: aspectos teóricos e metodológicos;

5) O ensino da arte e inclusão: aspectos teóricos e metodológicos: vi­vências e avaliação;

6) Os gêneros artísticos e os Parâmetros Curriculares Nacionais (pcns);

7) O Espaço e expressão na arte;

8) Os gêneros do discurso e a literatura;

9) Literatura e sociedade;

10) As escolas Literárias e suas representações sociais - Literatura de informação, barroco, arcadismo, romantismo, realismo, naturalismo e modernismo.

Foz do Iguaçu

1

2

Ciências Humanas e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Libras

1) Aspectos históricos e culturais da surdez e da deficiência auditiva;

2) Políticas educacionais e ensino de LIBRAS;

3) A relação Educação Inclusiva/Educação Especial e ensino de LIBRAS;

4) Língua de Sinais: dimensão linguística, cognitiva e sociocultural;

5) O processo de construção da leitura e escrita e LIBRAS;

6) O papel do intérprete de Língua de Sinais no contexto social e educacional;

7) Didática e Metodologia do Ensino de LIBRAS;

8) A comunicação e contextualização do Alfabeto Manual com os sinais específicos e a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS na sala de aula.

Ivaiporã

1

3

Química

1) Laboratórios e Instrumentação para o Ensino da Química;

2) Química Ambiental;

3) Química Orgânica;

4) Bioquímica Básica;

5) Química Inorgânica;

6) Análise Orgânica;

7) Química Analítica;

8) Físico-Química.

Ivaiporã

1

4

Artes

1) Papel social do arte-educador;

2) Construção do conhecimento e da expressão pela arte;

3) Teatro;

4) Música;

5) Dança;

6) Pintura;

7) Escultura;

8) Desenho.

Ivaiporã

1

5

Sociologia/Filosofia

1) A formação sócio cultural do povo brasileiro;

2) Trabalho e conhecimento na formação do homem;

3) A dinâmica da agricultura familiar camponesa brasileira;

4) Discussão sociológica em Antônio Gramsci;

5) Sociedade e política no Brasil contemporâneo;

6) A Teoria do Conhecimento: aspectos históricos e conceituais;

7) Ética e sociedade;

8) Movimentos sociais e ações coletivas.

Ivaiporã

1

6

Educação Física

1) Educação Física Escolar;

2) Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida;

3) Educação Física Adaptada;

4) Treinamento Desportivo;

5) Lazer e Recreação;

6) Metodologia dos Esportes Individuais e coletivos;

7) Dança no Contexto Escolar;

8) Ritmo e Expressão Corporal.

Ivaiporã

1

7

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Artes

1) Artes visuais: elementos formais, composição, movimentos e períodos;

2) Música: elementos formais, composição, movimentos e períodos;

3) Dança: elementos formais, composição, movimentos e períodos;

4) Teatro: elementos formais, composição, movimentos e períodos;

5) Os negros e a sua contribuição para a produção artística brasileira;

6) Os povos indígenas e a sua contribuição para a produção artística brasileira;

7) Arte paranaense: expressões e manifestações nas artes visuais, música, dança e teatro com ênfase na produção cultural da região norte do Estado.

Londrina

1

8

Ciências Tecnológicas/Engenharia Civil

1) Estruturas Hiperestáticas;

2) Cálculo de vigas, lajes e pilares;

3) Propriedades do concreto e do aço;

4) Fundações Diretas;

5) Dimensionando e Projetos de Fundações;

6) Estabilidade de Taludes e Estruturas de Arrimo;

7) Determinação de esforços em estruturas;

8) Estruturas protendidas;

9) Rupturas das estruturas por cisalhamento;

10) Tensão e deformação.

Palmas

1

9

Ciências Humanas/Pedagogia - Fundamentos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

1) O processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na abordagem vigostkiana;

2) Alfabetização e letramento na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

3) História e concepção de Infância e de Educação Infantil;

4) O currículo escolar, Educação Infantil e Anos Iniciais;

5) O trabalho pedagógico e o planejamento de ensino na Educação Infantil e Anos Iniciais;

6) Tendências pedagógicas e os processos de ensino e aprendizagem;

7) O Ensino Fundamental de nove anos: implicações teórico-metodológicas;

8) Gestão pedagógica, Educação Infantil e Anos Iniciais;

9) Políticas educacionais para a Educação Básica;

10) Formação docente para a Educação Infantil e Anos Iniciais.

Palmas

1

10

Artes/Dança

1) História da Arte: história da arte no mundo; história da arte ocidental; história da arte no Brasil.

2) Fundamentos da Linguagem da Dança: Elementos constitutivos da linguagem da dança; técnicas da dança; aspectos tradicionais e experi­mentais da linguagem dança.

3) A experiência da dança como prática educativa: da dança à sala de aula; a dança como experiência e vivência; formação do pensamento crítico a partir da dança.

4) Metodologias do ensino da arte: a importância do ambiente da dança no ambiente escolar; a dança como procedimento pedagógico; planeja­mento de ensino e avaliação em arte.

5) O papel do corpo na composição: o lugar do corpo na contemporanei­dade; poética e corpo; perspectivas do corpo como matéria-prima.

6) Estética das artes: confronto das artes e obras - visuais, cênicas, musicais e dança - confronto de estilos, gostos, funções nas diversas cultu­as e períodos históricos; considerações sobre as formas presentes da dança na contemporaneidade.

7) Fundamentos do Ensino da Arte: Fundamentos do Ensino da Arte no Brasil; papel social do arte-educador; construção do conhecimento e da expressão pela arte.

8) Propostas pedagógicas para o ensino da arte no contexto escolar: di­retrizes curriculares do ensino médio; leis que permeiam o ensino da arte no Brasil; objetivos do ensino da arte.

9) Teoria e crítica da arte: histórico da crítica da arte (com foco nas dife­rentes linguagens); aspectos contemporâneos da crítica da arte (com foco nas diferentes linguagens).

10) O ensino da arte e inclusão: aspectos teóricos e metodológicos: vi­vências e avaliação.

Palmas

 

1

11

Ciências da Natureza/Física

1) Dinâmica e Energia Mecânica;

2) Leis da Termodinâmica;

3) Enfoques metodológicos e estratégias didáticas para o ensino de Física na escola;

4) Eletricidade;

5) Magnetismo;

6) Eletromagnetismo;

7) Oscilações e Ondas Mecânicas;

8) Física Moderna e Contemporânea: tendências de investigação e perspectivas de abordagem em sala de aula;

9) Fluidos;

10) Óptica Física e Geométrica.

Palmas

1

12

Ciências Humanas/Pedagogia/ Fundamentos da Educação, Educação Especial e Inclusiva

1) O processo de aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com deficiência na abordagem vigostkiana;

2) Tendências pedagógicas na educação;

3) Aspectos históricos e conceituais da Educação Especial e Inclusiva;

4) Mediação pedagógica e avaliação dos processos inclusivos;

5) Políticas educacionais e Educação Especial e Inclusiva;

6) O processo de exclusão/inclusão na sociedade e na escola;

7) Educação, interculturalismo e cidadania;

8) O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva da inclusão;

9) Aspectos curriculares e didático-metodológicos da Educação Especial e Inclusiva;

10) Formação docente e Educação Especial e Inclusiva.

Palmas

1

13

Psicologia

1) A psicologia e os desafios da compreensão e da atenção às diferenças nos ambientes institucionais como espaços de relações;

2) A identidade como expressão de uma subjetividade que se constitui nas relações, mediada pelo contexto histórico-cultural-social-político;

3) O processo de comunicação na família, no trabalho, na escola, na comunidade e o papel dos meios de comunicação de massa na sociedade;

4) Diversidade, gênero e sustentabilidade: contribuições do ensino da psicologia para os Direitos Humanos;

5) Contribuições da Psicologia à saúde, à educação e para as Políticas Públicas de Saúde e Educação no Brasil;

6) A relação entre pensamento, linguagem e desenvolvimento;

7) Contribuições da Psicologia para as organizações, para a tomada de decisão, as relações de poder, a gestão de conflitos e a saúde no ambiente de trabalho;

8) Trabalho e profissão: implicações na subjetividade e nos ambientes organizacionais;

9) Organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional

10) O exercício da profissão de professor de psicologia, considerando as políticas educativas, os sistemas de educação e as instituições
educacionais e suas relações sociopolíticas e pedagógicas.

Palmas

1

 

13

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
REGIME DE TRABALHO: 40(QUARENTA) HORAS SEMANAIS

CÓDIGO

ÁREA DE CONHECIMENTO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MUNICÍPIO DE LOTAÇÃO

VAGAS

14

Gestão e Negócios/Contabilidade

1) Escrituração contábil;

2) Operações financeiras;

3) Teoria contábil;

4) Balanço patrimonial;

5) Prestação de contas;

6) Contabilidade pública;

7) Gestão aplicada ao setor público;

8) Gestão de compras públicas.

Curitiba

2

15

Matemática

1) Tópicos de Álgebra Linear;

2) Relações e Funções Matemáticas;

3) Derivadas e Integrais;

4) Análise Combinatória, Probabilidade e Estatística;

5) Lógica Matemática;

6) Programação linear;

7) Matemática financeira;

8) Geometria, plana, espacial e analítica.

Ivaiporã

1

16

Design

1) Geometria Descritiva, Desenho Geométrico e Desenho Técnico;

2) Desenho Hidráulico, Desenho Elétrico e Desenho Mecânico;

3) Projeto e Desenho Arquitetônico: do croqui ao detalhamento;

4) Ergonomia e Antropometria aplicadas à Arquitetura e Design;

5) História do Arte, Arquitetura e Design;

6) Propostas compositivas para o espaço contemporâneo e Desenho de Interiores;

7) Design Gráfico, Composição Gráfica e Metodologia Visual;

8) Topografia, Desenho de Topografia e Mapas Temáticos;

9) Tecnologias e materiais emergentes nos projetos de arquitetura e design.

Umuarama

1

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

REGIME DE TRABALHO: DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

CÓDIGO

ÁREA DE CONHECIMENTO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MUNICÍPIO DE LOTAÇÃO

VAGAS

17

Controle e Processos Industriais/ Mecânica

1) Resistência dos materiais;

2) Metrologia;

3) Hidráulica e pneumática;

4) Desenho técnico mecânico;

5) Máquinas CNC - torno e fresa;

6) Máquinas térmicas e de fluxo;

7) Usinagem, ajustagem, soldagem e manutenção industrial.

Assis Chateaubriand

2

18

Informação e Comunicação/ Informática

1) Algoritmos;

2) Linguagem de programação;

3) Sistemas operacionais;

4) Redes de computadores;

5) Arquitetura de computadores;

6) Bancos de dados;

7) Análise de sistemas (análise estruturada e orientada a objetos);

8) Engenharia de software (gerência de projetos e qualidade no
desenvolvimento de sistemas).

Assis Chateaubriand

2

19

Ciências da Natureza/Física

1) Mecânica clássica;

2) Eletromagnetismo clássico;

3) Física moderna: Teoria quântica e Teoria relativística;

4) Termodinâmica;

5) Física das radiações;

6) Ultrassonografia;

7) Ressonância magnética;

8) Óptica física e geométrica.

Curitiba

1

20

Educação Física

1) História da Educação Física e sua relação com a diversidade cultural, racial, social, e gênero;

2) Organização e execução de eventos esportivos na escola;

3) O esporte e sua relação com a prática pedagógica;

4) Planejamento das aulas de Educação Física: organização dos conteúdos;

5) Finalidades e objetivos da avaliação na Educação Física Escolar;

6) Conteúdos e estratégias metodológicas da Educação Física escolar;

7) O jogo cooperativo, competitivo e lúdico na Educação Física Escolar;

8) Educação para um estilo de vida ativo e saudável;

9) Atividades rítmicas e expressivas na Educação Física Escolar;

10) Crescimento e Desenvolvimento motor.

Foz do Iguaçu

1

21

Ciências Humanas e suas Tecnologias/Sociologia/Filosofia

1) Filosofia: origem, conceitos e principais teóricos;

2) Teoria do conhecimento: aspectos históricos e conceituais;

3) Filosofia e política; Liberalismo e Republicanismo;

4) Éticas do dever; fundamentações da moral; autonomia do sujeito;

5) Karl Marx e o materialismo histórico-dialético;

6) Epistemologias contemporâneas; Filosofia da ciência; o problema da demarcação entre ciência e metafísica;

7) Globalização dos processos sociais e da cultura em geral;

8) Cidadania e direitos humanos;

9) Movimentos sociais;

10) Teorias Sociológicas.

Foz do Iguaçu

1

22

Informática

1) Análise e projeto de algoritmos;

2) Arquitetura e organização de computadores;

3) Banco de dados;

4) Engenharia de software;

5) Lógica de programação;

6) Paradigmas de linguagem de programação;

7) Programação orientada a objetos;

8) Programação web;

9) Redes de computadores;

10) Sistemas operacionais.

Jacarezinho

2

23

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Língua Portuguesa/Língua Espanhola

Língua portuguesa:

1) Produção e reestruturação de textos de diferentes gêneros;

2) Gramática normativa: concordância, regência, ortografia e/ou pontuação;

3) Variação e ensino de língua;

4) Interpretação e análise de textos;

5) Coesão e coerência;

6) Elementos da obra literária;

7) Literatura brasileira: Barroco e/ou Arcadismo e/ou Romantismo;

8) Literatura brasileira: Realismo e/ou Naturalismo;

9) Literatura brasileira: Modernismo e/ou Pós-Modernismo;

10) Comunicação oral: organização e apresentação de palestra, seminário, reunião.

Língua espanhola:

1) Español y portugués: aspectos en el uso de los pronombres personales tónicos y átonos; Los heterosemánticos en español y portugués;

2) Los géneros textuales en la enseñanza del español como lengua xtranjera: lectura y escrita;

3) Os tiempos verbales en español;

4) La variedad lingüística del español: España versus América;

5) El sistema fonológico de la lengua española: relación entre los sonidos y su representación gráfica;

6) La enseñanza del español para fines específicos;

7) La literatura en la clase de Español.

Jacarezinho

1

24

Informática

1) Algoritmos e Estruturas de Dados: Formas de representação do pensamento lógico. Representação e manipulação de dados. Construções de algoritmos sequenciais, condicionais e com estruturas de repetição. Manipulação de estruturas de dados homogêneas e heterogêneas. Listas, pilhas, filas e árvores.

2) Organização e Arquitetura de Computadores: Elementos de hardware e software. Representação e processamento da informação. Sistemas de numeração. Portas lógicas e suas representações. Circuitos lógicos e digitais. Organização funcional. Arquitetura e organização de computadores. Conjunto de instruções. Modos de endereçamento. Linguagens de máquinas.

3) Banco de Dados: Sistemas gerenciadores de banco de dados. Modelagem de dados. Abordagem relacional. Gerenciamento de Transações. Segurança e autorização de acesso. Controle de concorrência. Projeto de Banco de Dados.

4) Programação WEB: Estrutura e administração da Internet. Serviços e protocolos. Arquitetura da World Wide Web. Páginas estáticas e dinâmicas. Desenvolvimento de aplicações para a Web. Web-Services. Aspectos de segurança na WEB. eXtensible Markup Language (XML). Folhas de estilos CSS. AJAX (Asynchronous Javascript And XML). Interfaces Ricas (RIA).

5) Programação orientada a objetos: Paradigmas de Linguagens de Programação:Comparação entre paradigmas de linguagens de programação (diferenças entre o Paradigma Orientado a Objetos x Paradigma Estruturado). Programação orientada a objetos: classes, classes abstratas, interfaces, objetos, atributos (propriedades), operações (métodos), herança, encapsulamento, polimorfismo. Arquitetura de Sistemas Orientados a Objetos. Desenvolvimento de aplicações orientadas a objetos.

6) Gerência de Projetos e Engenharia de Software: Princípios da Engenharia de software. Modelos de processos de desenvolvimento de software. Ciclos de vida de software. Planejamento do projeto de software. Gerenciamento de software. Qualidade de software e métricas. Técnicas e estratégias de teste.

7) Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos: Evolução e organização das redes de computadores. Topologias das redes. Modelos de referência. Padrões e protocolos de comunicação. Caracterização e Modelos de Sistemas Distribuídos. Mecanismos de Segurança. Criptografia.

8) Sistemas Operacionais: Tipos de sistemas operacionais. Estrutura de um sistema operacional. Gerência de processos. Sincronização e comunicação entre processos. Gerência de memória. Gerência de E/S. Sistemas de arquivo. 9) Sistemas Inteligentes: Conceitos, modelos, métodos, técnicas e aplicações da Inteligência Artificial.

Palmas

2

25

Ciências da Natureza/Física

1) Dinâmica e Energia Mecânica;

2) Leis da Termodinâmica;

3) Relatividade;

4) Eletricidade;

5) Magnetismo;

6) Eletromagnetismo;

7) Oscilações e Ondas Mecânicas;

8) Física Moderna;

9) Fluidos;

10) Óptica Física e Geométrica.

Paranaguá

1

26

Ciências da Natureza/Física

1) Concepções de ensino e aprendizagem em Física;

2) Enfoques metodológicos e estratégias didáticas para o ensino de Física na escola e demais espaços de aprendizagem;

3) Debates atuais sobre os conteúdos de Física para o Ensino Médio;

4) Transposição e mediação didática no ensino de Física: relações entre a ciência e o conhecimento escolar;

5) História e Filosofia da Ciência: tendências de investigação e perspectivas de abordagem no ensino de Física;

6) Relações entre ciência, tecnologia e sociedade: tendências de investigação e perspectivas de abordagem no ensino de Física;

7) O processo de investigação e a relação teoria-prática na formação de professores de Física;

8) Formação de Professores de Física: tendências e perspectivas atuais;

9) A Problematização como fundamento teórico para o ensino de Física;

10) Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: tendências de investigação e perspectivas de abordagem em sala de aula;

Paranaguá

1

27

Controle e Processos Industriais

1) Eletricidade na Soldagem;

2) Fontes de Energia e Equipamentos para Soldagem;

3) Soldagem com Eletrodo Revestido;

4) Soldagem MIG/MAG;

5) Soldagem TIG;

6) Soldagem a Plasma;

7) Soldagem a Laser.

Paranaguá

1

28

Controle e Processos Industriais

1) Organização, planejamento e controle de manutenção;

2) Manutenção elétrica e mecânica de equipamentos;

3) Lubrificação;

4) Manutenção produtiva total;

5) Análise de falhas em componentes;

6) Análise de risco e confiabilidade.

Paranaguá

1

29

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Artes

1) História da arte;

2) Representação técnica: desenho;

3) Teoria e prática da cor;

4) Elementos plásticos tridimensionais;

5) Semiótica;

6) História da música;

7) Fundamento da arte no Brasil;

8) Estéticas das artes visuais;

9) Importância da inserção da música no cotidiano escolar;

10) Música Brasileira: estilos, características, instrumentos e compositores.

Paranaguá

1

30

Ciências Humanas, Códigos e suas Tecnologias

1) Indústria cultural e os meios de comunicação de massa;

2) A questão do trabalho na teoria sociológica de Marx a Habermas;

3) Sobre o conceito de poder na Ciência Política;

4) O conceito de Estado no pensamento marxista do século XX;

5) O nascimento da sociologia como ciência e a crise capitalista do século XIX;

6) A sociologia da sociedade brasileira;

7) O local da cultura no pensamento social contemporâneo.

Paranaguá

1

31

Produção Alimentícia

1) Microbiologia Geral e de Alimentos;

2) Análise Sensorial e de Alimentos;

3) Tecnologia de Bebidas;

4) Introdução em Operações Unitárias na Indústria de Alimentos;

5) Tecnologia de Açúcar e Álcool;

6) Transformações Bioquímicas em Alimentos;

7) Tecnologia de Cereais, Raízes e Tubérculos;

8) Desenvolvimentos de Novos Produtos;

9) Inovações Tecnológicas em Processos Alimentares;

10) Segurança do Trabalho na Indústria de Alimentos

Paranavaí

1

32

Controle e Processos Industriais/ Mecânica

1) Tecnologia dos Materiais;

2) Resistências dos Materiais;

3) Desenho Técnico Mecânico;

4) Metrologia;

5) Hidráulica e Pneumática;

6) Usinagem e Soldagem;

7) Máquinas Térmicas e de Fluxo;

8) Higiene e Segurança do Trabalho;

9) Elementos de Máquinas.

Paranavaí

1

 

20

Salário

20 HORAS SEMANAIS

Titulação

Classe/Nível

Vencimento Básico R$

GEDBT¹

 

R

 

Graduação

D1

557,51

978,95

 

Aperfeiçoamento

D1

557,51

978,95

52,19

Especialização

D1

557,51

978,95

109,50

Mestrado

D1

557,51

978,95

175,58

Doutorado

D1

557,51

978,95

596,02

 

 

 

40 HORAS SEMANAIS

Titulação

Classe/Nível

Vencimento Básico R$

GEDBT¹

 

R

 

Graduação

D1

1.115,02

1.015,31

 

Aperfeiçoamento

D1

1.115,02

1.015,31

56,48

Especialização

D1

1.115,02

1.015,31

135,45

Mestrado

D1

1.115,02

1.015,31

652,64

Doutorado

D1

1.115,02

1.015,31

1.548,41

 

 

 

 

 

 

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

Titulação

Classe/Nível

Vencimento Básico R$

GEDBT¹

 

R

 

Graduação

D1

1.728,28

1.034,08

 

Aperfeiçoamento

D1

1.728,28

1.034,08

187,32

Especialização

D1

1.728,28

1.034,08

357,72

Mestrado

D1

1.728,28

1.034,08

1.432,34

Doutorado

D1

1.728,28

1.034,08

3.344,15

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prova:

Validade do concurso: O Concurso Público terá validade de 12 (doze) meses, a partir da publicação do Edital de Homologação do Concurso Público no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, desde que haja interesse da Administração do IFPR.

Organizadora:  O próprio IFPR

https://www.ifpr.edu.br

Edital: Edital-ifpr-2012-docentes.pdf (325,2 kB)

Voltar